O que é a Tribo de Escoteiros? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

"atenção! brevemente este artigo irá mudar para www.aep129.pt"

 

O programa educativo aplicado na Tribo de Escoteiros atende às necessidades dos jovens de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre 11 e 14 anos, e concentra a sua ênfase no processo de criação e ampliação da autonomia. O programa é fundamentado na vida em equipa e no contacto com a Natureza, sem descurar outros aspectos relacionados com o desenvolvimento integral da personalidade.

Esta Divisão assume a denominação de Tribo de Escoteiros e a sua mística (cenário) inspira-se nas tribos indígenas africanas ou americanas. A Tribo é dividida em Patrulhas, que são equipas de 4 a 8 jovens, constituindo uma unidade básica permanente, autónoma e auto-suficiente para excursões, acampamentos, trabalhos, jogos, boas acções, actividades comunitárias e demais actividades escotistas.

O Lema do escoteiro é: Sempre Pronto!

Cada patrulha tem como designativo um animal. A patrulha tem o nome deste totem, e todos os seus membros devem conhecer detalhadamente suas principais características. Os factos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados na vara da bandeirola da patrulha.

A patrulha elege o seu Guia e este indica o Subguia. Ambos serão nomeados oficialmente pelo Escoteiro-Chefe numa Cerimónia da Tribo. Os restantes elementos podem assumir outros cargos, de acordo com as suas aptidões e interesses (secretário, tesoureiro, bibliotecário, guarda-material, ...).

 

 

texto original aep129.com